Módulos e Conteúdo
Curso de Piano Popular Acordados
Conheça nosso Método de Ensino
INICIANTE
Módulo I
Localização no teclado, aprender a localizar a nota C (dó) e as demais;
Exercícios de fortalecimento dos dedos 4 e 5
Nomear as notas tanto na cifra quanto em extenso;
Escala de C maior com as duas mãos separadas e campo harmônico;
Primeira música em C (apenas com mão direita)
Módulo II
Estudando os tons e semitons
Interação da mão esquerda nas músicas
Escala, campo harmônico e músicas em G
Escala, campo harmônico e músicas em D
Escala, campo harmônico e músicas em A
Módulo III
Exercícios para “destravar” os dedos da mão esquerda e direita (Exemplo: Hanon)
Escala, campo harmônico e músicas em E
Escala, campo harmônico e músicas em B
Escala, campo harmônico e músicas em F#
Escala, campo harmônico e músicas em C#
Introdução a formação de acordes utilizando as escalas (Acordes maiores, menores e diminutos)
INTERMEDIÁRIO
Módulo IV
Exercícios de arpejo utilizando a mão direita
Variações de acompanhamento da mão esquerda e grooves no teclado
Introdução a leitura de partitura;
Escala, campo harmônico e músicas em Ab
Escala, campo harmônico e músicas em Eb
Escala, campo harmônico e músicas em Bb
Escala, campo harmônico e músicas em F
Módulo V
Exercícios de arpejo utilizando a mão esquerda
Explicação do ciclo de quintas e quartas
Formação de acordes (maiores, menores, diminutos, aumentados, sus2 e sus4)
Progressão harmônica
Escala menor natural primeiro ciclo (C, G, D e A)
Escala menor natural Segunda ciclo (E, B, C# e F#)
Escala menor natural terceiro ciclo (Ab, Eb, Bb e F)
Módulo VI
Ditado Rítmico
Criando campo harmônico na tétrade (maj 7, 7 e 9)
Escala Pentatônica
Escala menor harmônica
Escala menor melódica
Ligação de acordes e aplicação das escalas maiores e menores nas trocas dos acordes
Improviso com as escalas
Introdução a ritmos brasileiros (samba, Xaxado e baião)
Leitura de partitura nas duas claves
AVANÇADO
Módulo VII
Conceitos sobre Harmonia Moderna;
Extensões e Alterações: a chave da sofisticacão harmônica;
Poliacordes Maiores;
Poliacordes Menores;
Construção dos Acordes Alterados (9, 13, 11, 9b, 9#, 11#, 13b);
Poliacordes Alterados;
Acordes SUS;
Exercícios de Desenvolvimento;
Aplicação dos Poliacordes
Dominando o II V7 I utilizando harmonias sofisticadas;
Melodic Comping: o segredo do Jazz Contemporâneo e do Neo Soul;
Aplicação em Repertório.
Módulo VIII
Compreendendo o princípio da Rearmonização;
Substituição por Graus Relativos e Antirelativos;
Substituição dos Modos;
Substituição do Baixo Diatônico;
Substituição Diatônica;
Substituição Cromática;
Antecipação por dominantes individuais;
Antecipação por 251;
Antecipação Sub 5;
Aproximação Cromática;
Antecipação das cadências variadas a partir do grau fixado;
Aplicação em Repertório.
Módulo IX
Uma visão geral da harmonia tradicional do Jazz;
Dominando a Harmonia Quartal;
Voicings Quartais Gerais;
Dominando os Voicings Gerais;
Voicings Quartais Compartilhado;
Aplicação dos Voicings Gerais e Compartilhados;
Repertório do Jazz.
Módulo X
Como entender os Modos Gregos de uma vez por todas
Características de cada modo (Jônio, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Eólio e Lócrio)
Intervalos de referência
Introdução: a forma correta para estudar improvisação
Improvisação como linguagem
Criando suas Ferramentas
Vocabulário do Improvisador
Escalas do Jazz
As 10 Escalas Principais
Escalas para Acordes Dominantes
Movimento Harmônico 1
Escolhendo A Escala Correta
Padrões da Escala Alterada e Diminuta Alterada
Escala Menor Harmônica e Menor Melódica
Cromatismo: o melhor amigo do improvisador
Notas de Referência
Escala Pentatônica
Três características da forma melódica
Variações Melódicas: dando vida ao fraseado
Construções Rítmicas Inovadoras
Repertório do Jazz aplicado
Licks e Padrões
Tríades de Referência
Aplicação prática
Gostaria de Agendar uma Aula Experimental?
Agendar agora
Abrir bate-papo
Olá, posso ajudar?
WhatsApp
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?